Ao longo do
desenvolvimento da humanidade, os avanços tecnológicos sempre foram os agentes
causadores das mudanças nos mais distintos campos de atividades.
O crescimento
informacional está transformando a sociedade e o arquivista não pode ficar
alienado a esse processo. Com o surgimento dos documentos digitais, e conseqüentemente,
as automações dos arquivos, nascem à necessidade dos arquivistas adquirirem
habilidades e competências, no que diz respeito ao manuseio e ao aprendizado
das ferramentas e dos suportes de acesso a informações digitais.
O presente
estudo visa discutir a inserção do letramento digital na formação acadêmica do
arquivista no cenário do século XXI no âmbito das tecnologias digitais da
informação e da comunicação (TDICs). Dominar o processo de letramento digital
é, portanto, uma necessidade elementar para os arquivistas. Nas considerações
finais, alvitram-se recomendações que contribuem para futuras reflexões acerca
do novo perfil do profissional arquivista, com enfoque especial ao impacto das
tecnologias na formação do arquivista.
Palavras-chave: Arquivista;
Letramento digital; TDICs; Informação.
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